2018 o ano da Blockchain
Como a tecnologia por trás do bitcoin se aproxima de seu décimo ano no mercado, é de celebrar os aspectos positivos.
O mundo tem visto um enorme interesse na blockchain em indústrias e países, desde milhares de novos empreendimentos, até laboratórios de cadeias de blockchain que aparecem em organizações comerciais e federais, até uma série de consórcios estabelecidos visando resolver os maiores desafios da indústria.
Pode-se argumentar que 2017 viu a democratização das criptografia.
A democratização de uma determinada tecnologia pode acontecer de várias maneiras, desde o número de pessoas, produtos e soluções que usam essa tecnologia, até o seu valor comercial ou o nível de interrupção que ela ativa. Ao contrário das ondas de tecnologia anteriores - como a tecnologia open-source - blockchain, o núcleo é projetado para capacitar pessoas e organizações. Portanto, é natural que a democratização da blockchain seja também essencial para seu sucesso.
Com as crianças a aceitar bitcoin em stands de limonada, os adolescentes que investem em Ethereum para pagar a faculdade e os comerciantes que ocupam as mesas de criptografia, não há dúvida de que as criptografia ajudaram a democratizar a cadeia de blocos. Pergunte a qualquer um que tenha estado envolvido na blockchain sem se envolver em bitcoin para comprovar isso. De certa forma, a cadeia de blocos foi democratizada através de criptografia - mas a verdadeira democratização da cadeia de blocos está prestes a acontecer.
Com a democratização no seu núcleo, aqui estão algumas das coisas que se esperam ver acontecer no próximo ano.
Por uma série de razões, é um ano crítico para todos os aspectos do espaço.
1. Aplicativos extraordinários
2018 pode muito bem ser o ano do aplicativo do cliente no blockchain.
Enquanto os CryptoKitties eram fofos, eles também demonstraram algumas limitações das plataformas tecnológicas; provavelmente incentivará aqueles na indústria a desenvolver cadeias de blockchain mais estáveis e escaláveis. E, à medida que os fundamentos amadurecem, veremos grandes avanços no uso de soluções de blockchain para consumidores. Quer se trate de gerênciamento pessoal de rede elétrica, identidade digital, jogos, fidelidade ou pontuação de crédito, provavelmente usaremos um aplicativo blockchain em 2018 sem saber que é apoiado pela tecnologia blockchain.
2. Principais desenvolvimentos tecnológicos
Avanços virão nos próximos meses que tornarão o uso de plataformas de cadeias de blocos mais fáceis do que nunca. E acontecerá entre as pilhas principais de Hyperledger, ethereum e Corda, entre outros.
Isso abordará um desafio fundamental que todos enfrentamos hoje - a escassez de talentos, especialmente em desenvolvedores e arquitetos. Quando é mais fácil provisionar e desenvolver tecnologias de cadeias de blocos, a inovação será desencadeada, serão criadas muitas outras soluções que ajudarão a impulsionar mais experiências e lançamentos bem sucedidos de plataformas.
3. Governos e reguladores direcionarão a adoção
Esses grupos estão agora envolvidos e liderando os esforços de bloqueio depois de estudar e se atualizar na tecnologia.
Eles agora entendem o valor da blockchain para si e para os seus eleitores. Veremos o uso em larga escala da blockchain liderada pelos governos, provavelmente primeiro nas economias em desenvolvimento e países pequenos, onde os operadores históricos são menos influentes. Inclusão financeira, identidades digitais, relatórios regulatórios e pagamentos serão as principais áreas melhoradas pela cadeia de bloqueios em 2018.
4. Empresas e organizações sem fins lucrativos vão ser grandes investidores
Eu acredito que essas organizações serão o principal motor para traduzir as promessas em soluções reais comercialmente viáveis, um papel maciço na democratização da cadeia de blocos. Mais importante ainda, eles terão de aceitar que o seu papel a longo prazo em nossas economias pode ser dramaticamente diferente do que é hoje. Já vimos os dois lados da moeda até o momento.
Aqueles que tomam a posição defensiva - como os notários - irão para a era paloelítica. Por outro lado, as pessoas que estão na ofensiva, com movimentos agressivos de grandes corporações, como bancos, companhias de seguros e outras instituições financeiras, ajudarão a construir a próxima geração de plataformas de negócios na cadeia de blocos.
A maior questão: Será que serão ágeis o suficiente para competir com as startups? Serão protegidos por regulamentos? Vão gerar retorno sobre seus investimentos até agora?
5. O mercado de empregos tomará conhecimento
Quando se trata de talento, que é a primeira coisa que pensa, o mercado de trabalho também terá impacto e o blockchain oferecerá novas vidas produtivas para muitos. A descentralização do trabalho já começou e eu sou um grande crente que a blockchain irá alimentar seu crescimento. Imagine um mundo em que cada um de nós possa monetizar nosso tempo, habilidades e experiências sob procura e ser recompensado com micro-pagamentos de uma plataforma descentralizada.
O trabalho foi democratizado muitas vezes, mas pode muito bem ser a última fase.
Em tudo o que foi dito, pode haver uma desvantagem para a democratização da blockchain. Se considerar o blockchain como um administrador não humano, as organizações autónomas que correm no blockchain são - como já vimos com o DAO, já não são tão fictícias. A democratização da tecnologia muitas vezes requer comportamentos éticos fortes e, às vezes, um quadro regulatório. Não podemos saltar por cima desses aspectos da nossa raça para introduzir blockchain para o mundo.
6. Haverá surpresas
A criptografia e os tokens já alcançaram a democratização nos mercados financeiros, com muitas trocas e instrumentos financeiros. É por isso que o 2018 será o ano mais emocionante da blockchain até agora.
A democracia da blockchain será central para nós em 2018, pois que isso gerará um nível de mudança sem precedentes na próxima década.
Comentários
Enviar um comentário